Pages

quinta-feira, 12 de julho de 2012

World of Warcraft

World of Warcraft é o MMORPG mais famoso, mais jogado e mais completo do mundo. Não, afirmar isso não é um exagero: o game está para completar sete anos online e recentemente recebeu sua terceira grande expansão, na qual o equivalente a centenas de horas de jogo foram adicionadas.

Por ser tão bem feito, WoW (sigla para World of Warcraft) serve de modelo para qualquer MMORPG lançado.
Jogar World of Warcraft é um perigo para a sua vida... Social. Sim, depois que você encarna seu personagem e completa algumas dezenas de missões, salvar o mundo vira parte da rotina e você não consegue mais ficar sem a emoção dos combates contra os vilões de cada expansão. Cuidado para não se perder em Azeroth, um mundo vasto onde você sempre  terá alguém para salvar ou um vilão a derrotar.
Para jogar a versão Starter do WoW, precisa realizar um cadastro no site. Preencha os dados e jogue gratuitamente.

Até pouco tempo atrás, World of Warcraft permitia que você jogasse durante cerca de duas semanas para testar o game e decidir se você começaria a pagar uma mensalidade de 15 dólares ou se sua cruzada contra Illidan, Arthas e Deathwing acabaria junto com o período de testes.
Entretanto, isso mudou! Em vez de ter um período limitado para testar, no qual era possível chegar ao nível máximo (gastando mais de oito horas por dia nesse meio tempo), agora você pode jogar para sempre sem pagar absolutamente nada (clique aqui para criar uma conta).
No entanto, há uma restrição: você nunca passará do nível 20 enquanto não pagar a mensalidade. Consequentemente, o conteúdo das expansões também não é acessível – exceto as raças inseridas em Burning Crusade.

Classes

Cada raça apresenta algumas habilidades naturais que a distingue das demais. Algumas delas representam vantagens para determinadas classes ou simplesmente não fazem diferença. Contudo, devido à história de cada povo, algumas raças não apresentam determinadas classes. Por exemplo, um Draenei não pode virar Warlock, pois essa é uma raça muito religiosa que não se envolveria com a evocação de demônios.Independente das raças, as classes disponíveis são as seguintes: Death Knight, Druid, Hunter, Mage, Paladin, Priest, Rogue, Shaman, Warlock e Warrior. Cada uma possui três opções de árvores de talentos, o que define a função do personagem durante as lutas: proteger os aliados, curar os amigos ou causar dano nos oponentes. Finalmente, é possível ter duas árvores – porém, enquanto uma está ativada a outra fica desativada.

Warrior
Guerras vêm e vão, mas há heróis que se dedicam a dominar todos os aspectos da arte da batalha sem descanso. Guerreiros combinam força, liderança e vasto conhecimento em armas e armaduras para criar o caos no campo de batalha. Alguns protegem a linha de frente com escudos, segurando o inimigo enquanto seus aliados os auxiliam com feitiços e disparos. Outros deixam o escudo de lado e liberam sua fúria na ameaça mais próxima contando com uma grande variedade de armas letais.



Paladin
Este é o dever do paladino: proteger os fracos, trazer justiça aos injustos e exterminar o mal nos confins mais sombrios do mundo. Estes guerreiros sagrados estão equipados com armaduras de placas para enfrentar os inimigos mais perigosos e são adeptos da benção da Luz que lhes permite curar feridas, e em alguns casos, ressuscitar os mortos.



Hunter
Desde cedo, o chamado das selvas incita alguns aventureiros a deixarem a comodidade de seus lares para adentrarem o impiedoso mundo selvagem. Aqueles que sobrevivem acabam se tornando caçadores. Senhores de seu domínio, os caçadores são capazes de deslizar como fantasmas por entre as árvores e colocar armadilhas no caminho de seus inimigos.



Rogue
Para os ladinos, o único código que existe é o contrato e sua honra pode ser comprada com ouro. Livres de escrúpulos, estes mercenários empregam o uso de táticas brutais e eficientes. Assassinos letais e mestres da furtividade, os ladinos aproximam-se de seus alvos pela retaguarda, perfuram um órgão vital e desaparecem nas sombras antes da vítima cair no chão.



Priest
Os sacerdotes são devotos da espiritualidade e expressam sua resoluta fé ao prestar serviços para o povo. Há milhares de anos, estes indivíduos abandonam os confins de seus templos e todo o conforto para apoiar seus aliados em terras devastadas pela guerra. Nenhum herói questiona os valores da ordem dos sacerdotes no meio de uma terrível batalha. 



Death Knight
Quando o Lich Rei perdeu o controle dos cavaleiros da morte, seus campeões de outrora buscaram vingança pelos horrores cometidos sob comando dele. Ao obtê-la, os cavaleiros da morte se encontraram sem uma causa e sem um lar. Um por um eles se infiltraram no mundo dos vivos em busca de um novo propósito.



Shaman
Os xamãs são os guias espirituais, não do poder divino, mas das forças dos elementos. Diferentes de outros místicos, os xamãs entram em comunhão com forças que não são sempre benevolentes. Os elementos são caóticos e, livres, constantemente entram em choque uns com os outros em um ciclo de fúria primitiva interminável. É o chamado do xamã que traz equilíbrio a este caos. Atuando como mediadores entre a terra, fogo, água e ar, os xamãs evocam totens que guiam os elementos a ajudarem seus aliados e castigar aqueles que os ameaçam.



Mage
Estudantes privilegiados com intelecto aguçado e disciplina inabalável podem seguir o caminho do mago. A magia arcana que os magos têm à sua disposição é igualmente incrível como perigosa e por isso seus segredos são revelados apenas para os praticantes mais devotados. Para impedir qualquer tipo de interferência com o lançamento de suas magias, os magos usam armaduras de tecido, porém seus escudos arcanos e encantamentos lhes fornecem proteção adicional. Para manter os inimigos à distância, os magos são capazes de evocar rajadas de fogo para incinerar alvos e causar erupções em áreas inteiras para colocar grupos inteiros em chamas.



Warlock
Frente a poderes demoníacos, a maioria dos heróis vê a morte. Bruxos veem apenas oportunidades. Dominação é seu objetivo e o caminho encontrado para isso está no controle das artes sombrias. Para auxiliá-los em seus planos, tais feiticeiros evocam ajudantes monstruosos para lutarem ao seu lado. No início da jornada, os bruxos contam apenas com diabretes sob seu comando, mas com o tempo novos ajudantes entram em cena, como súcubos sedutoras, emissários do caos e vis selvagens para acabar com qualquer ameaça.



Druid
Os druidas tiram proveito dos vastos poderes da natureza para preservar o equilíbrio e proteger a vida. Um druida experiente pode extrair a energia bruta da natureza, descarregando fúria celestial contra seus inimigos de grandes distâncias, imobilizando-os com raízes encantadas ou retardá-los em ciclones impiedosos.


Facções




São 12 as principais raças que vivem em Azeroth. Contudo, devido a muitos dos conflitos apresentados nos jogos que antecederam o MMORPG, duas facções foram formadas: Aliança e Horda.
A Aliança é liderada pelos humanos, possuindo como parceiros Dwarf, Drainei, Gnome, Night Elf e Worgen – esta última não está disponível nesta versão demonstrativa. Em contrapartida, a Horda é encabeçada pelos Orcs, sendo seguida pelas raças Undead, Tauren, Troll, Blood Elf e Goblin – o último também está indisponível por ser uma novidade da expansão mais recente.
Dependendo do servidor em que você criar seu personagem, será preciso muito cuidado ao entrar em regiões que são disputadas pelas facções, pois a probabilidade de encontrar um jogador inimigo é alta. Porém, você não corre perigo em servidores que não sejam PvP: é preciso ativar o modo de combate para poder batalhar contra alguém da facção inimiga.

Profissões

Conforme você ganha níveis em World of Warcraft, a necessidade de restaurar a durabilidade de seu equipamento e de comprar novas armas se torna uma constante. Portanto, você simplesmente não sobrevive e não evolui em WoW se não tiver dinheiro suficiente – principalmente ao atingir o nível máximo.
Para ganhar dinheiro, é possível vender os itens que você extrai dos monstros derrotados ou os equipamentos que seus inimigos vestiam antes de morrer. No entanto, caso você escolha seguir as profissões disponíveis, é possível usar esses mesmos itens para elaborar outros, podendo vendê-los por muito mais dinheiro!
As profissões são divididas em primárias e secundárias, estas voltadas para a sobrevivência do personagem (Archeology, Cooking, First Aid e Fishing) e aquelas para a arrecadação de dinheiro.
Profissões primárias são divididas em trabalhos de extração (Herbalism, Mining e Skinning) e de produção (Alchemy, Blacksmithing, Enchanting, Engineering, Inscription, Jewelcrafting, Leatherworking e Tailoring). Além do dinheiro, as profissões também são o único meio de conseguir determinados equipamentos, estando alguns deles entre os mais poderosos do game!

Alquimista (Alchemy): O Alquimista utiliza-se de plantas e outros materiais para criar poções mágicas com diversas propriedades. Para obter as plantas necessárias para seu trabalho o alquimista conta com o herbalista para coleta-las, fazendo dessas profissões uma dupla comum. Pode também realizar transmutações de um material no outro.
Alfaiate (Tailoring): O Costureiro de Tecido utiliza os tecidos coletados como espólios de seus inimígos para fazer armaduras de tecido. O Costureiro de tecidos é capaz ainda de fazer bolsas, permitindo a seus clientes carregarem mais itens que inicialmente. Para conseguir o material para o seu trabalho o Costureiro de Tecido não depende de outras profissões ou habilidades uma vez que o tecido usado é encontrado naturalmente ao longo do jogo.

Coureiro (Leatherworking): O Coureiro utiliza couro para criar armaduras de couro e eventualmente criar armaduras de malha focadas para a classe dos caçadores, xamãs e assassinos. O Coureiro pode ainda criar reforços para armadura. Para conseguir o material para o seu trabalho o Coureiro depende do Peleiro para tirar o couro dos inimigos mortos, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
Peleiro (Skinning): O peleiro é capaz de retirar a pele de algumas criaturas mortas (normalmente de bestas, dragões, alguns humanóides e alguns mortos-vivos) mas não é capaz de trabalha-las. Para tanto o Peleiro depende de um Coureiro, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
Encantador (Enchanting): O Encantador utiliza-se de essências, poeiras e cristais mágicos para tornar armas e armaduras mais fortes do que suas especificações originais. Para obter a matéria prima para o seu trabalho, o enchantador desencanta outros itens mágicos, o que torna essa uma das profissões mais caras de se desenvolver. Só é possível colocar um encantamento permanente em cada peça de arma ou armadura. Cria também outros itens encantados como óleos mágicos.
Engenheiro (Engineering): O Engenheiro utiliza-se de diversos materiais (principalmente metais e gemas) para criar aparatos complexos, tais como bombas, rifles, óculos e munições especiais. Para obter a matéria prima para seu trabalho o engenheiro depende de várias outras profissões mas principalemnte do Minerador, fazendo dessas profissões uma dupla comum. Dada a complexidade dos equipamentos criados pelos engenheiros, poucos equipamentos que eles criam podem ser vendidos para outros personagens não-engenheiros o que limita as chances de venda e reduz o lucro do engenheiro, fazendo dessa profissão uma das mais caras do jogo e é ótima profissão para um anão.
Ferreiro (Blacksmithing): O Ferreiro utiliza metais para criar armaduras de malha e eventualmente criar armaduras completas (Plate). O Ferreiro pode ainda criar armas poderosas. Para conseguir o material para o seu trabalho o Ferreiro depende do Minerador para coletar o metal necessário, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
Herbalista (Herbalism): O Herbalista é capaz de detectar coletar plantas espalhadas pelo mundo mas não é capaz de trabalha-las. Portanto o herbalista precisa de um Alquimista para transforma-las em poções, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
Joalheiro (Jewelcrafting): O Joalheiro utiliza-se de gemas e metais para criar jóias (anéis e colares). O Joalheiro pode ainda criar esculturas usadas para curar o personagem e gemas mágicas, usadas em items com soquetes para gemas, além de ser capaz de extrair gemas extras de grupos de minério. Para conseguir o material para o seu trabalho o Joalheiro depende do minerador, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
Mineiro (Mining): O Minerador é capaz de detectar e coletar minérios, pedras e gemas espalhadas pelo mundo, além de ser capaz de derreter o minério em barras de metal, mas não é capaz de trabalha-las. Para tanto o Minerador depende de um Ferreiro, Engenheiro ou Joalheiro, fazendo dessas profissões uma dupla comum.
Escrivão (Inscription): Com o pacote (patch) 3.02, "Ecos apocalípticos" ("Echoes of Doom"), foi adicionado a profissão de Escrivão, que permite a aqueles que a praticam, os "Escribas" ("Scribes"), melhorar os feitiços (spells) e habilidades das personagens. Exemplo: a habilidade Backstab (Apunhalada) dos rogues pode ser melhorada para causar mais dano a alvos atordoados (stunned), ou permitir que o feitiço dos Priests, Circle of Healing possa curar/sarar mais um alvo. Para conseguir o material para o seu trabalho o Escrivão depende do herbalista, fazendo dessas profissões uma dupla comum.


0 comentários:

Enviar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusEmail